Inmet emite alerta de tempestade, vento e granizo para 37 cidades de MS

#inmet #ms #clima


Pode haver chuva de 30 a 60 milímetros por dia e ventos de 60 a 100 quilômetros por hora.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades, queda de granizo e fortes ventos neste sábado (2) e domingo (3), para 37 cidades de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Inmet, pode haver chuva de 30 a 60 milímetros por dia, ventos de 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Apesar disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.


Confira os municípios em alerta:

Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Ivinhema, Itaquiraí, Itaporã, Iguatemi, Glória de Dourados, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Sete Quedas, Tacuru,Taquarussu e Vicentina.

A previsão é que estas condições durem até 11h de domingo.

Com o aviso, o Inmet publicou as seguintes orientações para os períodos de tempestades:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

  • Para mais informações e ajuda, o contato deve ser feito com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Últimas notícias


FRENTE FRIA

A chegada de uma nova frente fria em Mato Grosso do Sul deve provocar chuvas e ventos de até 75 km/h entre sábado e domingo. No entanto, o tempo seco e abafado deve continuar em algumas regiões.

Conforme explica o meteorologista do Inmet, Cleber Souza, a frente fria deve se manter até amanhã, principalmente, no Sul e Leste do Estado.

"Tem uma frente fria que está atuando no Sul do Brasil e já começa a aumentar a nebulosidade em MS. No sábado pode ter chuva significativa em todo o Estado e no domingo, Sul e Leste deve permanecer com chuva", explicou.

Ainda de acordo com o meteorologista, na segunda-feira (4), o sistema já deverá se afastar de Mato Grosso do Sul.

Com a aproximação da frente fria, os ventos ficam mais fortes. As cidades que podem ser afetadas são : Campo Grande, Ponta Porã, Corumbá, Dourados, Maracaju, Sidrolândia, Porto Murtinho, Bonito e Três Lagoas.


0 comentário